"A rede de bibliotecas escolares, com dez anos de existência, ainda não chega a 432 mil alunos, ou seja, 36 por cento de um total de 1,2 milhões de estudantes. Segundo as contas do Ministério da Educação, mais de metade dos alunos sem biblioteca estão no 1.º Ciclo. Há assim 296 mil alunos com idades entre os cinco e os nove anos (71% do total do 1.º Ciclo) que não têm biblioteca. No sentido oposto, 82,5% dos alunos do 2.º, 3.º e Secundário, ou seja, 647 mil alunos, têm acesso a livros, DVD, música e internet. Se há uns anos a biblioteca era unicamente um espaço de leitura, no Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, que hoje se assinala, a biblioteca é cada vez mais um espaço multimédia, com grande diversidade de formatos e oferta. Livros, jogos, música, filmes, documentários e internet cruzam-se num ambiente de complementaridade, acessível a 770 mil alunos de todos os níveis de ensino.
Para Teresa Calçada, coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, “as bibliotecas afirmam--se nas escolas por serem espaços diferentes”. “São espaços mais modernos, mais informais, com sofás, revistas e música aos quais os alunos podem ter acesso”, explica. A principal carência na rede de bibliotecas está no 1.º Ciclo, onde apenas 19% dos alunos (123 mil) são abrangidos. Tudo porque “a rede escolar é muito dispersa”.
“Não podemos dar prioridade às escolas pequenas, a tendência é apoiar escolas com mais de cem alunos. Em quatro anos acreditamos que o número de bibliotecas no 1.º Ciclo será mais próximo do total, graças à reorganização da rede escolar”, refere.
O Ensino Secundário é o mais beneficiado, havendo “um número muito reduzido de escolas às quais as bibliotecas ainda não chegaram”, disse Teresa Calçada. A responsável precisou que a falta de bibliotecas ocorre “na maioria dos casos em liceus das grandes cidades que estão muito degradados, em vias de fechar e que ninguém sabe muito bem o que lhes vai acontecer”.
Uso da Internet está na Moda. Helena Pais dos Reis é professora na Escola Secundária Joaquim Ferreira Alves, no Porto, e é há mais de 12 anos a principal responsável pela gestão da biblioteca da escola. Num espaço que existe há 30 anos, Helena é uma das figuras que têm acompanhado de forma mais próxima a sua evolução. Hoje, “a primeira tendência dos alunos é usarem a internet”, mas a oferta é bastante diversificada.
Segundo a professora, “os alunos do 7.º ano procuram a biblioteca mais pela parte lúdica, sobretudo pelos jogos e computador, mas os grande frequentadores são os alunos do Ensino Secundário, entre o 9.º e o 12.º anos”. Apesar de não porem de lado a hipótese de consultar o ‘e-mail’, “a maioria destes alunos usa mais a biblioteca para pesquisa em trabalhos”. “Trabalhamos muito no sentido de promover a leitura e a literacia, ajudando os alunos a usar a biblioteca e os seus recursos”, conta Helena Pais dos Reis.
Com quatro professores em permanência, a biblioteca tem mais visitas à hora do almoço. As leituras em voz alta de textos com formato variado estão entre as iniciativas com maior adesão. Leitura em Números :
- 4208 escolas do Ensino Primário com mais de 20 alunos existentes no País. Destas, apenas 807 têm biblioteca escolar.
- 3064 escolas com menos de 20 alunos. Não é objectivo da Rede de Bibliotecas Escolares instalar-se nestas escolas.
- 963 das escolas do 2.º, 3.º ciclos e Secundário (78% do total) estão abrangidas pela rede de bibliotecas. 266 excluídas.
- 1770 escolas com mais de 20 alunos estão incluídas na rede. Há portanto 3669 que ficam de fora. A maioria no 1.º Ciclo.
- 1,202 milhões de alunos nos vários níveis de ensino. Destes, 770 099 têm acesso à diversidade oferecida pelas bibliotecas.
- 647 mil os alunos do 2.º, 3.º ciclos e Secundário abrangidos. No Básico são 123 mil.
Diana Ramos com J.S
Fonte: Correio da Manhã - 23/10/006
Etiquetas: Associações e Instituições de Bibliotecas, Bibliotecas Escolares, Equipamento Instalações e Mobiliário, Estatísticas |